Partilhe agora
O sofá é o protagonista da sala de estar, e ganhou mais destaque com as imposições de confinamento da pandemia. Quanto mais tempo passamos em casa, mais importância damos ao conforto. Como deve, então, tirar partido dos materiais para o conseguir?
Sabemos que devemos fazer uma escolha que equacione a qualidade da espuma (tendo em conta fatores como a densidade, a dureza e o compression set) mas também dos tecidos que compõe o sofá. Não nos podemos esquecer que é possível combinar diferentes materiais no assento e no encosto.
As espumas de alta resiliência são as opções mais tradicionais para o assento do sofá. Na gama Eurospuma HR existem algumas soluções como a Eurospuma HR 4234 ou ainda a Eurospuma HR 5531, combinado ou não com a Eurospuma HR Spring. Qualquer uma destas espumas garantem excelente capacidade de suporte e resiliência.
No entanto, a Eurospuma possui um conjunto de outras soluções que dão ao sofá um toque único. Imagine, por exemplo, utilizar a espuma Ecofoam 3733 que além de ser uma escolha adequada em termos de densidade ainda é amiga do ambiente!
Outra alternativa interessante é incorporar a nossa icónica Energex, que conjuga as características de alívio da pressão da espuma viscoelástica e o efeito de mola da espuma de alta resiliência. Além disso, torna-se mais ou menos elástica dependendo do calor libertado pelo corpo, proporcionando conforto personalizado em cada assento.
Relativamente ao encosto, podemos utilizar espumas, fibras ou uma combinação de ambas.
As espumas viscoelásticas são uma das opções mais comuns pela sua suavidade. Assim, podemos optar por uma Eurospuma Visco ou Coolflow Air, para intensificar o efeito de respirabilidade do encosto.
Há algumas tecnologias que têm vindo a ganhar terreno porque otimizam a sensação de conforto do utilizador. A espuma Omnitemp, por exemplo, não se altera com as diferenças de temperatura mantendo sempre o mesmo nível de firmeza do encosto. Esta tecnologia é 13 vezes mais rápida na transferência de calor quando comparada com a espuma viscoelástica tradicional.
Temos ainda a espuma Omnisoft que combina uma suavidade extra com um excelente compression set. O toque de seda desta espuma alia-se à sua boa resistência à deformação com o uso, tornando as espumas Omnisoft a solução ideal para revestimentos e camadas, nomeadamente encostos e assentos.
No que toca às fibras há também várias opções. A nossa Eurospuma Advance + T1A é uma opção muito resiliente e volumosa para garantir a suavidade e durabilidade do seu encosto.
Podemos ainda combinar flocos de fibra e de visco da gama Eurospuma Composite, permitindo usufruir da suavidade da fibra sem deformação a curto prazo. Os flocos de visco permitem manter a forma do encosto sem ter de ajustar a almofada.
Em resumo, a escolha ideal dos materiais para o seu sofá deve contar com a capacidade de suporte dos mesmos, a suavidade e durabilidade. Ainda assim, a estrutura do sofá não deve ser esquecida. Por mais qualidade que as espumas e fibras tenham, sem uma estrutura robusta, a longevidade do sofá será comprometida.