Partilhe agora
O carro tornou-se um meio de transporte indispensável para nos deslocarmos, mas raramente pensamos na importância e complexidade dos seus componentes. Um desses componentes é a espuma de poliuretano, utilizada, por exemplo, nos assentos dos automóveis para tornar a viagem mais confortável. No entanto, este não é o limite da aplicação das espumas de poliuretano nos automóveis. Podem ser usadas nos braços, apoios de cabeça, painéis de instrumentos almofadados, entre outros.
Comecemos pelas espumas convencionais. A espuma Conventional 2539 FR foi desenvolvida para o habitáculo do carro, com várias aplicações, entre elas a insonorização. A grande vantagem desta espuma é passar a norma FMVSS 302, tornando-a resistente ao fogo.
A Eurospuma oferece também um conjunto de tecnologias inovadoras que dissipam calor e conferem conforto térmico aos utilizadores de automóveis.
Regra geral, os assentos dos automóveis são feitos com espuma moldada (espuma injetada para um molde). Estas espuma têm a célula fechada e, por isso, não permitem a circulação de ar necessária para a higienização e conforto térmico do assento. No entanto, é possível utilizar espumas de célula aberta. Uma das opções do nosso portefólio é a Coolgraph, que integra partículas de grafeno na estrutura celular da espuma, tornando-se 10 000 vezes mais efetiva na dissipação de calor do que as espumas viscoelásticas tradicionais. Além disso, é uma espuma que passa diferentes normas de fogo. Mas a aplicabilidade da Coolgraph não se esgota nos assentos, podendo ser utilizada nos motores ou outras aplicações cuja leveza e propriedades mecânicas exijam produtos de base de poliuretano flexível.
Quantos às fibras, as referências da gama Eurospuma Standard são utilizadas em juntas, apoios, no teto do habitáculo, entre outras. Formuladas à base de fibras maciças de poliéster, estas fibras asseguram a durabilidade e qualidade dos produtos onde são aplicadas. À semelhança de todos os nossos tecidos não tecidos, os Eurospuma Standard são produzidos a partir de matérias-primas recicladas, são duradouros e fáceis de lavar e secar. Aconselhamos a PM-BRXA que passa a norma FMVSS 302 de resistência ao fogo ou ainda a PM-AEC indicada para isolamento acústico do habitáculo.
A indústria automóvel tem demonstrado uma crescente preocupação com a proteção ambiental, levando a uma mudança de paradigma no setor que procura cada vez mais alternativas amigas do ambiente. O portefólio da Eurospuma tem produtos que podem ser adaptados às necessidades da indústria, acompanhando os requisitos de sustentabilidade que o mercado exige.