posso-medir-o-conforto-de-um-colchao

27

Oct

2021

Share now

Posso medir o conforto de um colchão?

Na hora de comprar um colchão imaginamos uma solução confortável. Contudo, o conforto é um conceito relativo e abstrato porque varia de pessoa para pessoa. Sendo assim, como podemos medir o conforto de um colchão?

Devemos começar por considerar dois aspetos: as características que protegem a nossa saúde e o nosso gosto pessoal. A mistura dos dois resulta no colchão mais confortável para cada utilizador.

Ainda que um dos fatores a considerar seja a dureza do colchão, também este depende do gosto de cada um. Há quem opte por colchões mais moles e quem prefira aqueles mais duros. A verdade é que um colchão mole demais causa o afundamento do corpo, e assim, o desalinhamento da coluna. Se o colchão for duro demais, causa dores nas costas porque não alivia a pressão do nosso corpo. Claro está que a posição em que a pessoa dorme também influencia esta escolha. Por exemplo, dormir de lado pede uma espuma que se molde ao nosso corpo por isso um colchão duro para quem dorme de lado é desconfortável.

Do mesmo modo, o conforto térmico afeta diretamente a qualidade do sono. A regulação da temperatura durante o sono depende da capacidade do colchão de dissipar o calor libertado pelo corpo. Assim, as características das espumas utilizadas no colchão e a cobertura do mesmo são determinantes para o conforto do utilizador. Na Eurospuma, procuramos soluções que potenciem a dissipação de calor através das nossas tecnologias Coolflow, Coolgraph, Titanium e Cuprum.

Seguidamente, o suporte e a distribuição da pressão do corpo durante a noite garantem o alinhamento correto da coluna vertebral nas diferentes posições em que dormimos. Para garantir a distribuição de pressão devemos optar por espumas viscoelásticas já que se adaptam ao corpo e distribuem homogeneamente a sua pressão, para que os músculos possam relaxar. Para tal, aconselhamos a nossa Eurospuma visco, Coolflow, Coolgraph, Omnitemp, Cuprum, Titanium, Omnisoft e Ecofoam. Para garantir um suporte customizado, opte pela revolucionária Energex que agrega o alívio de pressão de uma espuma viscoelástica com o suporte de uma espuma de alta resiliência para um conforto à medida do utilizador.

densidade interfere na resistência mecânica do colchão, comprometendo as suas propriedades com o uso ao longo do tempo. Na Eurospuma, aconselhamos uma densidade mínima de 30kg para colchões de forma a garantir o suporte necessário para uma utilização prolongada. Portanto, a experiência do utilizador depende, também, da durabilidade do conforto inicial.

Adicionalmente, a constituição do colchão tem impacto na sensação de conforto do utilizador. As diferentes camadas, as suas espessuras e os desenhos de corte vão resultar numa sensação única a cada configuração.

Em suma, não pode ser definido um nível de conforto único e absoluto de um colchão, já que este conceito varia de pessoa para pessoa. No entanto, assegure-se que o seu colchão tem as características necessárias para garantir o alinhamento das suas costas e um toque pessoal para desenvolver a solução ideal.

Other publications

as-nossas-innovations-no-seu-sofa-ja-imaginou
As nossas innovations no seu sofá….Já imaginou?
O sofá é o protagonista da sala de estar, e ganhou mais destaque com as imposições de confinamento da pandemia. Quanto mais tempo passamos em casa, mais importância damos ao...
16 April, 2021
Como são produzidas as nossas espumas?
26 April, 2023
a-utilizacao-de-um-topper-e-eficiente
A utilização de um topper é eficiente?
Há muitas queixas que o podem levar a (re)pensar adquirir um novo colchão, mas, às vezes, basta dar-lhe uma nova vida com uma camada extra de conforto. Como? Adquirindo um topper.
15 July, 2021