Partilhe agora
O sono é uma função corporal tão essencial, quanto comer e beber. É quando acontecem vários processos biológicos fundamentais para a nossa saúde. Entre eles está o armazenamento de novas informações, a comunicação e a reorganização das células nervosas, que asseguram o suporte de uma função cerebral saudável. Para além disso, o sono tem um efeito reparador no sistema imunológico.
Em média, o corpo humano passa por 4 a 6 ciclos durante a noite, variando entre o ciclo do sono mais leve (sono não-REM) e sono profundo (sono REM). O sono REM é o ciclo mais importante e mais difícil de atingir. É neste ciclo que sonhamos, onde a respiração se torna mais rápida e irregular, aumentando a frequência cardíaca para níveis próximos aos de quando estamos acordados. Nesta fase, os músculos estão, também “paralisados”, devido ao bloqueio dos neurónios motores por parte do cérebro, o que nos impede de reproduzirmos corporalmente aquilo que estamos a sonhar. Por isso, é fundamental para a manutenção das funções cognitivas como a memória, a criatividade e a aprendizagem.
Não dormir bem desencadeará problemas como falta de memória e/ou concentração, mudanças de humor, falhas no sistema imunológico, aumento de peso, risco de doenças cardiovasculares e até mesmo diabetes. Sendo recomendado pelos especialistas um horário regular para dormir e acordar, evitar o consumo excessivo de álcool ou cafeina, antes de dormir fazer refeições leves, dormir num colchão e almofada confortável e dormir num ambiente com uma temperatura ajustada às necessidades de cada um.
Mas porquê que a temperatura tem tanta influência no nosso sono?
Durante o sono REM o nosso corpo liberta menos energia uma vez que os neurónios motores estão paralisados. Este processo diminui a nossa capacidade de regular a temperatura corporal.
Segundo os especialistas, a temperatura ideal para uma boa noite de sono está situada entre os 18 e os 22 graus. No entanto, esta temperatura ideal varia de pessoa para pessoa não só pelo seu gosto pessoal, mas também por aspetos como o sexo, idade e problemas de saúde. Por exemplo, normalmente, o sexo feminino precisa de uma temperatura mais elevada do que o sexo masculino para dormir bem, porque a massa muscular da mulher é, geralmente, menor e por isso existe um menor gasto energético. O mesmo acontece com idosos e pessoas que sofrem de má circulação.
Para garantir uma temperatura adaptada às suas necessidades, opte por espumas com célula aberta e aditivos que dissipam calor como a Coolgraph, Coolflow ou Cuprum.